A fotografia esportiva é um dos negócios mais legais do esporte. Continue lendo para ver como ela pode ser seu próximo hobbie ou até uma forma de ganhar um dinheiro!
O Instagram é uma dádiva do mundo digital. É impressionante o quanto tempo podemos “perder” rolando fotos pra cima e curtindo aquilo que nos agrada. Mas, nem tudo nele é uma simples perda de tempo. Algumas vezes isso pode acontecer, mas também é possível tirar bastante coisa interessante da ferramenta quando seguimos e buscamos as coisas certas. Além de familiares e amigos mais próximos, eu sigo muitos perfis relacionados a esporte, e principalmente corrida.
Pelo Insta, todos os dias dá pra apreender algo sobre treinamento, se informar sobre as novidades do esporte, conhecer alguns negócios do ramo esportivo que nunca tinha imaginado antes. Entre os que passei a apreciar, o que acho mais legal é a fotografia esportiva.
A fotografia esportiva é um de muitos ramos dessa arte. Para quem não sabe, existem fotógrafos especializados em tudo que se possa imaginar: tirar fotos de animais, paisagens, comida, produtos, além de outras milhares de especialidades.
Além disso, dentro da fotografia esportiva também é possível distinguir quem seja muito bom em capturar momentos de alguma atividade específica, e claro, tem muita gente boa que tira foto de corrida.
Alguns dos meus favoritos são: @notafraid2fail, @rcruzworld, @ufnoof e @caduvigilia.
Porque eles são tão bons?
Eu acho o seguinte:
Uma das belezas do esporte é o movimento constante. Tendo isso em vista, e combinando com os desafios habituais da fotografia de achar o enquadramento, ângulo e luz corretos, entre outras variáveis, transformando isso num momento único, me levam a pensar que esses caras são realmente bons no que fazem.
Para quem curte esporte e curte tirar fotos, essa é uma oportunidade de misturar duas coisas legais, e também tirar uma grana. Essa galera que eu citei, tira fotos para algumas das maiores marcas esportivas do mundo, mas há outras maneiras de fazer dinheiro sem precisar ser tão foda assim.
A seguir, vou falar de algumas possibilidades para fazer da fotografia a sua profissão no esporte.
Quem já fez pelo menos uma corrida deve estar familiarizado com este formato. Neste modelo de negócio, alguns fotógrafos se dispõe a acordar cedo no domingo, junto com você que vai correr, para tirar capturar o esforço de centenas de participantes da prova.
Alguns dias depois, ou até mesmo no dia seguinte, essas fotos ficam disponíveis em um portal, como o fotop ou focoradical, onde os atletas podem se identificar pelo número de peito e ter acesso a pré visualização das suas fotos com zoom limitado e marca d’água. Pela pré visualização, os corredores podem identificar aquelas fotos em que fizeram menos caretas e desembolsar em média R$ 10,00 para ter acesso ao arquivo tratado, e em alta resolução, para postar nas redes sociais.
Pensando que seria possível vender cerca de 50 fotos a um ticket médio de R$10,00, para mim já teria valido a pena acordar cedo no domingão.
Você deve conhecer o getty images ou o shutterstock. Eles são bancos de imagens, fotos e ilustrações mais famosos que existem. Neles, o usuário procura pela imagem que gosta através da ferramenta de pesquisa do site e paga pelo arquivo que mais agradou.
Essa é uma forma que vários fotógrafos usam para tirar algum dinheiro. Infelizmente, ainda não conheci ninguém que viva com a grana de fotos vendidas em bancos de imagem, mas pode ser uma maneira de começar. Como tudo na vida, para ficar bom é preciso treinar, e ir pegando o jeito. Neste processo, arrisque postar algumas fotos no banco. Isso pode te ajudar um pouco com os custos que você vai ter no começo com os equipamentos.
Pode parecer algo exclusivo para os fotógrafos mais experientes, que são contratados para dar vida às campanhas das maiores marcas esportivas no mercado. Mas pense no universo de marcas esportivas que existem além de Nike e Adidas.
Nem sempre marcas menores vão gastar com campanhas publicitárias, mas a maioria das marcas de vestuário ou acessórios esportivos, por menores que sejam, possuem um ecommerce onde vendem seus produtos por meio de… fotos!
A Nike, por exemplo, expõe seus produtos no site americano, fugindo um pouco do modelo tradicional. Na maioria dos ecommerces as fotos são ou apenas do produto num fundo branco, ou com um modelo posando com o produto de frente e de costas. A Nike procura mostrar pelo menos uma foto do produto “em ação”, sendo usado por um cliente. Outro exemplo legal é da Trilo que também vende seus shorts de marca própria com fotos de modelos correndo de fato.
Uma estratégia que eu acho super legal vi pouca gente fazendo, é tirar fotos de treinos de assessorias, e da mesma maneira que acontece nas provas, vender as fotos em alta resolução para os interessados.
Isso acaba sendo muito legal para os alunos e treinadores, por conta do movimento diferente no treino. E, para você que está lendo, é sempre um oportunidade de fazer negócio.
Já pensou?