Este post fala sobre um dos conceitos mais enraizados e menos questionados nas organizações de corrida de rua atualmente. Afinal, porque toda prova precisa de camiseta?

Fiz a minha primeira corrida de rua em 2007, e nesse período acabei correndo muitas provas. De um tempo pra cá, uma coisa que começou a me incomodar bastante é a quantidade desnecessária de camisetas de corrida que se acumulam no meu guarda roupas.

Na verdade o maior incomodo nem é o volume, mas a percepção de que em muitas ocasiões parece ser obrigatória a presença da bendita camiseta no kit da corrida, ou até mesmo um pré requisito para a prova acontecer!

Pode parecer um absurdo, mas é a primeira coisa que vem na minha cabeça quando eu abro a embalagem da camiseta e sinto aquele material de péssima qualidade, que apesar de chamarem de “dri-fit”, ou de “tecido inteligente” (dois termos que não fazem o menor sentido nesses casos), vão virar um vestido quando o suor pesar na malha. Eu e todos os outros consumidores do evento certamente não pedimos por isso, e eu jamais pagaria por isso se tivesse a opção. E na verdade nem sempre eu tenho.

Composição: No kit nunca falta a camiseta

Quem já correu uma prova sabe que normalmente funciona assim: você paga um valor para a organização, e no dia, hora e local marcados vai haver um percurso fechado para correr sem o risco de ser atropelado, vai ter seu tempo cronometrado com precisão, hidratação no percurso, e uns dias antes vai ter que retirar um kit com itens de identificação obrigatórios e alguns itens promocionais.

Dessa maneira, já se espera encontrar alguns itens básicos nesse kit:

  • Número de peito: Item de identificação importante que facilita saber seu resultado final, chamar socorro mais rápido em caso de emergência e também achar as fotos nos sites especializados.
  • Alfinetes: servem para segurar o número de peito
  • Chip: o que realmente vai provar que você correu todo o percurso e registra seu tempo de prova
  • Brindes: nem todos os kits vem com brindes. O que é muito bom, já que a maioria das coisas é inútil (voucher de desconto mixuruco em papel, e algumas amostras grátis de snacks que você nunca compraria se fosse no mercado)
  • A BENDITA CAMISETA: que pode até ser classificada na categoria acima.

Se for fazer, faça direito

Eu não sou contra a camiseta no kit da prova, mas acho que se for pra fazer alguma coisa (qualquer coisa), tem que fazer direito. Ter camiseta no kit da prova só pra falar que tem camiseta prejudica todo mundo:

  • O organizador vai perder tempo procurando o fornecedor da camiseta zuada e se preocupando em negociar preço, prazo, e por aí vai;
  • A inscrição vai ficar mais cara e o corredor vai ser obrigado a pagar pela camiseta zuada;
  • O corredor, quando perceber que foi obrigado a pagar pela camiseta zuada, vai amaldiçoar a sua prova e possivelmente desmerecer o bom trabalho que você possa ter feito em algum outro ponto. Além disso, possivelmente vai optar por outro evento no ano que vem.

A ponto é: não tem problema não ter camiseta no kit! Pense nas vantagens que isso pode ter:

  • Você ganha tempo para focar em outros aspectos importantes da organização
  • Vai preservar a imagem do evento deixando de vincular a sua marca a produtos de baixa qualidade
  • A inscrição pode ficar mais barata

Um artifício muito bom que algumas organizações, como a Iguana, têm usado para quem tem o “problema” de ter muitas camisetas, ou simplesmente não liga mais para elas é criar uma categoria de inscrição econômica, sem a bendita. Todo mundo sai feliz!

Algumas regras básicas

Claro que para eventos pequenos esse artifício se torna impraticável pela baixa escala no pedido a fornecedores. O preço unitário de um lote de 300 camisetas é muito maior do que o de um lote de 3.000.

Se ainda não sabe o que fazer para a próxima edição do seu evento, aqui vai a minha humilde opinião de consumidor sobre o que você deveria fazer:

É viável financeiramente deixar na mão do cliente o poder de optar ou não pela camiseta? Faça isso.

Não é viável? Analise a qualidade do material dos fornecedores disponíveis.

Você usaria a camiseta do fornecedor escolhido para treinar 1 vez por semana durante 1 ano? Essa camiseta vale a pena estar no seu kit. Se não, melhor nem colocar.

A camiseta de qualidade razoável deixou a inscrição muito cara? Observe o posicionamento do seu evento. Se seu público alvo está disposto a pagar pela inscrição mais cara, ok. Senão, melhor ir sem camiseta mesmo.

Conclusão

Algumas vezes é preciso olhar e questionar o que há de mais básico naquilo que fazemos. A camiseta no kit virou algo automático, quase uma premissa, que em muitos casos acaba minando o valor do evento para o cliente.

Por isso, procure planejar as iniciativas com antecedência para ter o tempo necessário de questionar os detalhes e praticar a empatia com o consumidor. Isso com certeza aumentará as suas chances de sucesso.